quarta-feira, 9 de março de 2011

Plenário e comissões foram adaptados para deputados cadeirantes

Os novos deputados contam com um plenário reformado, para atender aos portadores de necessidades especiais. Três dos parlamentares que tomam posse nesta terça-feira usam cadeira de rodas: Mara Gabrilli (PSB-SP), Rosinha da Adefal (PtdoB-AL) e Walter Tosta (PMN-MG). Foi criado um espaço reservado para cada um deles nas pontas do corredor central de acesso ao Plenário, onde foram instalados microfones.
Para que possam acessar a tribuna, foi instalada uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas. "Essas medidas possibilitam que os cadeirantes possam usar o microfone para apartes", diz o diretor da Coordenação de Projetos da Câmara, Maurício Matta.

Mara Gabrilli é tetraplégica e conta com a ajuda de uma assessora, pois só movimenta os olhos. Ela vai votar usando um equipamento especial que já utilizava na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A coordenadora do programa de acessibilidade da Câmara, Adriana Jannuzzi, informa que a Casa também comprou triciclos motorizados para a mobilidade de pessoas com deficiência e melhorou a sinalização dos banheiros adaptados.

Maurício informou ainda que, no recesso do final deste ano, serão implementados recursos para que os cadeirantes possam ter acesso à mesa da presidência no Plenário.

Os três deputados cadeirantes também receberam vagas demarcadas no Anexo IV.

Comissões

As comissões também sofreram reformas para receber os novos deputados. Foram criadas áreas reservadas para cadeirantes e feitas obras para garantir o acesso do cadeirante à área da mesa. Dos 16 plenários existentes, apenas dois ainda não foram reformados.

__________________________

Fonte: Agência da Câmara Notícias - Câmara dos Deputados - Oscar Telles e Patricia Roedel, 28 de janeiro de 2011 - Disponível em:
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/POLITICA/192967-PLENARIO-E-COMISSOES-FORAM-ADAPTADOS-PARA-DEPUTADOS-CADEIRANTES.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: